Um Breve Resumo Sobre Pietismo
Pietismo
- Surge como um movimento nos séc. XVII e XVIII primariamente entre os luteranos.
- O pietismo denota subjetivismo, individualismo e repúdio ao individualismo.
- Era o movimento de renovação que pretendia compor a reforma.
- Seus principais pensadores (luteranos) defendiam que são princípios fundamentais: sola scriptura, sola gratia ET fides, e o sacerdócio de todos os crentes.
- Ênfase nas experiências e não no entendimento.
Texto:
- Concordavam que a salvação não pode ser obtida por meio mérito
Texto: Ef. 2:8
- Concordavam com a doutrina da salvação.
- A experiência pessoal com Deus.
- A autenticidade do cristianismo só acontece através da idade de consciência e deve ser acompanhado por um coração transformador e genuíno se do contrario não existe conversão.
- Um aspecto fundamental do pietismo era que ele se distinguia do falso cristianismo, ou entre a fé cristã viva e a morta.
- Batismo – era rejeitado por ser considerado superficial e banal
- Transformação – queriam identificar o cristianismo autêntico em termos da experiência genuína da transformação interior pelo Espírito de Deus. E enfatizavam a :
2. Ortopraxia (o viver certo)
3. Ortodoxia (a crença certa)
Os três nunca podem estar separados
- O viver certo e a experiência certa conduziam necessariamente à crença certa.
Principais temas do Pietismo
Focos:
A teologia protestante: focalizava a natureza objetiva da salvação, o que Deus faz pelas pessoas.
A teologia Pietista: focalizava a natureza subjetiva da salvação, o que Deus realiza dentro da pessoa.
Ex. Confissão de pecados
O luterano – você já foi batizado?
O pietista – você já é convertido? / Como vai sua vida devocional?
A piedade proveniente da conversão enfatiza duas experiências distintas, porém correlatas, na ordem da salvação: regeneração e a santificação.
Marcos do Pietismo:
1º marco do pietismo é o cristianismo tolerante e irênico.
2º marco do pietismo é o cristianismo visível.
3º marco do pietismo. Eles acreditavam na regeneração que causava uma reorientação e um novo estilo de vida.
FANCKE apresenta cinco sinais desse novo padrão de vida:
1. As provações
2. Carregar a cruz
3. Obediência a lei de Deus
4. Confiança em Deus
5. Alegria
2. Carregar a cruz
3. Obediência a lei de Deus
4. Confiança em Deus
5. Alegria
- JAHANN ARNDT (1555 – 1621)
ARNDT – enfatizava a necessidade de todo cristão passar pela experiência de renovação pessoal pelo arrependimento, e pela fé de um novo nascimento.
Arrependimento externo (falso)
Arrependimento interno (genuíno)
O verdadeiro cristianismo não pode ser conformado com formulas doutrinarias, sacramentos ou à liturgias. Ele se manifesta em mudanças visíveis nas atitudes, nas afeições e modo de vida do cristão.
O verdadeiro CONHECIMENTO de Deus encontra-se em:
1º lugar no coração.
2º lugar no plano intelectual.
- PHILIPP JACOB SPENER (1610-1674)
SPENER – fundou um programa de renovação chamado COLLEGIA IETATIS (encontros de piedade) foi conhecido também como “conveticulos de Frankfurl” era grupos pequenos que se reunia para orações, estudos bíblicos e debates de sermões em seus lares ou nas igrejas. Isso teve uma grande repercussão negativa, pois dimuia a distancia entre crérigos e leigos e abria espaço para a interpretação e exposição das escrituras e da doutrina aos leigos.
SPENER acreditava no sacerdócio de todos os crentes.
SPENER
“Lembremo-nos que, no juízo final, não seremos questionados (por Deus) se fomos eruditos e se demonstramos nossa erudição ao mundo, se desfrutamos do favor dos homens e soubemos mantê-lo, se fomos exaltados e se tínhamos grande reputação no mundo que deixamos para trás ou se reunimos tesouros em bens terrenos para nossos filhos e com isso atraímos uma maldição contra nós. Pelo contrario, seremos questionados se fomos fiéis, se ensinamos coisas puras e piedosas e demos exemplo digno, procurando edificar nossos ouvintes em meio ao desprezo do mundo, se fomos abnegados a cruz e seguindo o nosso Salvador, se fomos zelosos ao nos opor não somente ao erro mas também à iniqüidade da vida ou se fomos constantes e dispostos a suportar a perseguição e a adversidade lançadas sobre nós pelo mundo manifestamente ímpios e pelos irmãos e se, em meio a esses sofrimentos, louvamos a Deus.”
- AUGUSTE HERMANN FRANCKE – foi o gênio organizador do movimento.
- NIKOLAUS LUDWIG VON ZINZENDORF – foi o profeta excêntrico.
Referencia:
OLSON, ROGER E. História da teologia Cristã:2.000 anos de tradição e reforma.Trad. por Gordon Chwn. Ed. Vida, São Pulo, 2001.
Pr. Washington Oliveira Irmão
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