quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O credo

O Concílio de Nicéia

O imperador Constantino viveu e adorou em vários locais durante a construção da nova capital. Um de seus locais prediletos de residência e de governo era a pequena capital de Nicéia, perto de Constantinopla. Ali, o imperador, sua corte e capelão administram os assuntos da igreja e do império no oriente. Quando estava no ocidente, Constantino morou em Milão, no norte da Itália. Roma ficou praticamente abandonada pela corte imperial na época de Constantino. Foi em Nicéia, portanto que Constantino convocou todos os bispos da igreja para resolver o debate a respeito da pessoa de Cristo e da trindade.

Um resultado de decisão política e imposta pelo poder do imperador

Esboço: 

  • O concílio foi convocado por Constantino. 
  • Havia uma perseguição a lideres, e muitas igrejas foram fechadas, e transformadas em locais de adoração a outros deuses. 
  • A igreja era considerada uma SEITA, um local cheio de SUBVERSIVOS. 
  • Os cristãos recusavam-se a reconhecer a autoridade do imperador.
Romanos 13.1-7
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.

Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.

Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.

É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho.
 
Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.
Tito 3
Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom.

  • 318 bispos presentes, dos quais 28 eram arianos. 
  • Ário foi impedido de entrar, pois não era bispo. 
  • Segundo o historiador JUSTINO GONZÁLES, muitos bispos não entendiam nada sobre as controvérsias.

“ A vasta maioria dos bispos parece não ter entendido a pauta”
“(...Ai daqueles que fazem as coisas relaxadamente...)”

“ O imperador mostrou-se disposto a encontrar uma fórmula que fosse aceitável ao maior número possível de bispos”. 

  • Dois meses de concílio 
  • A proposta de Constantino:
          HOMOOUSIOS (uma só substancia); (idênticos em todos os sentidos). 
  • O credo de Nicéia, sai por persuasão de Constantino. 
  • O credo de Nicéia:
1 João 5:1
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado. 

  • O credo
Cremos em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis.
E em um só Senhor Jesus Cristo, 
o Filho de Deus, 
unigênito do Pai, 
da substância do Pai; 
Luz de Luz, 
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, 
gerado, não criado, 
consubstancial ao Pai; 
por quem foram criadas todas as coisas que estão no céu ou na terra.
 O qual por nós homens e para nossa salvação, desceu (do céu), 
se encarnou e se fez homem.

Padeceu e ao terceiro dia ressuscitou e subiu ao céu.

Ele virá novamente para julgar os vivos e os mortos.

E (cremos) no Espírito Santo.
E quem quer que diga que houve um tempo em que o Filho de Deus não existia, 
ou que antes que fosse gerado ele não existia, 
ou que ele foi criado daquilo que não existia, 
ou que ele é de uma substância ou essência diferente (do Pai), 
ou que ele é uma criatura, 
ou sujeito à mudança ou transformação, 
todos os que falem assim, 
são anatematizados pela Igreja Católica e Apostólica.

  • O perigo do Subordinacionalismo:
“gerado, não criado,” 

  • O imperador exigiu que todos os bispos assinassem o novo credo, sob a pela de serem depostos das suas sés e mandados para o exílio. 
  • A recusa em assiná-lo
                  1. Eusébio de Nicomédia
                  2. Teogno de Nicéia 
  • Um governante pagão tinha conclamado, presidido e fornecido o conteúdo teológico a bispos cristãos, e ordenado que assinassem um documento teológico.
_______________________________________________________________________

A outra face

Entre os anos de 325 e 332, Atanásio estava assumindo o bispado (em Alexandria). 

  • O imperador muda de partido no assunto
  • Constantino pensou até em mudar o credo de Nicéia 
  • Em 332 Constantino declarou Ário restaurado 
  • Ordenou que o bispo o aceitasse de volta a comunhão da igreja. 
  • Atanásio que até então era do mesmo partido do imperador, não aceitou a volta de Ário e foi exilado, no posto mais avançado do império: em Trevis, cidade Alemã onde passou dois anos (335-337).
  • Morte ou assassinato, Ário morreu na véspera de sua restauração como presbítero. 
  • Morte. Constantino viveu como pagão e morreu ariano (meses antes da morte de Ário).

ATENÇÃO 
  • Cesaropapismo “(Cesar é Papa)”
  • Tudo começou com Constantino em Nicéia, que estava assentado em um trono, e em lugar de destaque e se declarou como “bispo dos bispos”


Referencias:

Olson,Roger E. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas, trad. Gordon Chown. São Paulo, Ed. Vida Nova, 2001.

Hagglund, Bengt. História da teologia. Trad. L. Rehfeldt e Gládis Knak Rehfeldt. Porto Alegre, ed. Concórdia, 2003.

Pr. Washington Oliveira Irmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário