quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Escolinha de Futebol Jovens Fortes


 Projeto Social, Realizado na comunidade de Vida Nova, Lauro de Freita-Ba

Medo
Eu tenho medo, gostaria de não ter medo, mas medo de que? de quem? não sei, só sei que tenho medo, eu tenho medo, medo de ter que começar por mim, medo de não dar conta do grande realizar de Deus em nosso ministério, medo de não ser essa força, e essa convicção que sou de verdade, mas que parece tão inconsistente referente ao grande mover que visualizo Deus fazer em nossa comunidade, medo de enfrentar a realidade “sozinho”, medo de falhar, medo da exposição. Não queria dizer isso, mas depois de anos de fuga e conflitos internos vejo que não tenho muito o que fazer a não ser se entregar, mas eu tenho medo, “sei o fazer, como fazer”, mais tenho medo, não é como o profeta Jonas, que fugiu por não querer anunciar a palavra de Deus a uma nação pagã e idolatra, ele achava que não o ouviriam, não sei explicar o que é,  e como é, só sei que talvez não esteja preparado ainda para tão grande tarefa, tal como foi a de Neemias e Esdras que tiveram papel fundamental na reconstrução do muro e do  templo. Tenho medo de encarar os muros, tenho medo de edificar o templo, tenho medo de falhar, de escandalizar e o fim ser pior que o inicio. Não gostaria de ter, mas tenho medo.    
Pr. Washington Oliveira Irmão
A escolha do liderado
O líder precisa de um que de responsabilidade no momento da escolha de alguém para fazer parte de sua equipe, aja vista que essa responsabilidade passa pelo crivo da ética e não da apenas da amizade ou familiaridade, a ética é o elemento aferidor do líder que proporcionará uma equipe acima da média, regular ou abaixo da media. Tanto a amizade, a familiaridade e até mesmo a necessidade podem ser usadas dentro da ética, quando isso é feito fora desse parâmetro o líder sofrera as conseqüência de uma equipe dividida e fragilizada, pois o amigo ou parente pode não ter competência suficiente para assumir o posto em questão. O líder não pode se deixar levar pela necessidade e partir para uma escolha sem avaliação e critérios pré-estabelecidos. Portanto muito cuidado na escolha de sua equipe de trabalho, pois com certeza você não gostaria de ter uma equipe abaixo da media que não se respeita que não tem paixão pelo que faz, que não esta comprometida com o projeto do grupo, que não tem cumplicidade, não atinge as metas e é um verdadeiro reino dividido. Nem uma equipe na media, parcial a tudo e a todos, não está nem lá nem cá, onde impera uma monotonia eterna e uma conformidade que devora que não se desafia e vive apenas para sobreviver, porém é o sonho de todo líder ter uma equipe acima da media, aguçada as necessidades que o cerca, informada e comunicativa, dinâmica e cativante, motivadora e mobilizadora que simplesmente não só concorda com o seu líder, mas vai além ela adere a meta estabelecida e faz acontecer, é prazerosa e emocionalmente equilibrada. Essa equipe não é utópica, mas é uma verdadeira obra de garimpagem, portanto muita ética e critério na escolha de sua equipe de trabalho.

Pr. Washington Oliveira Irmão  
Natal
Natal é a expressão do amor de Deus aos homens, é a mais pura e verdadeira forma de comunicação entre o criador e a criatura, natal é o estabelecer de uma nova era anunciada pelo anjo aos pastores quando disse “eis que vos trago boas novas de grande alegria, que será para todo o povo”. Natal é o anuncio da alforria do homem escravizado pelo pecado que os separava de Deus é do seu estado original, é o anuncio da transformação do homem carnal em homem espiritual, do homem pecaminoso em homem santificado. É o expresso anuncio de um novo tempo de jubilo e grande alegria, pois em Belém da Judéia há 2012 anos nasceu o messias salvador do mundo. Isto é natal, agora é natal, viva, Cristo vive!
Pr. Washington Oliveira Irmão

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Blog Rádio São Felipe (Pastor Jairo)

Paz e a Graça meus irmãos!

Trago para vocês uma grande novidade! O Missionário de Jesus Cristo, o Pastor Jairo, da congregação de São Felipe da nossa Igreja, está com um horário na radio local da cidade, levando lindas mensagens da palavra de nosso Deus! Podemos acompanhar a programação pelo seguinte endereço: saofelipefm879.blogspot.com, no horário das 10:00 às 12:00h de segunda a sexta-feira. 

Eu acompanhei e está sendo uma maravilha! 

Por favor, acompanhem e nos ajude a divulgar a obra do Senhor Jesus Cristo.

Que Deus continue nos abençoando, um grande abraço,

Salvador Souza
Ministério de Comunicação
IBBI Vida Nova



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um Breve Resumo Sobre Pietismo

Pietismo

  • Surge como um movimento nos séc. XVII e XVIII primariamente entre os luteranos. 
  • O pietismo denota subjetivismo, individualismo e repúdio ao individualismo. 
  • Era o movimento de renovação que pretendia compor a reforma. 
  • Seus principais pensadores (luteranos) defendiam que são princípios fundamentais: sola scriptura, sola gratia ET fides, e o sacerdócio de todos os crentes. 
  • Ênfase nas experiências e não no entendimento.
          Texto:
  • Concordavam que a salvação não pode ser obtida por meio mérito
          Texto: Ef. 2:8
  • Concordavam com a doutrina da salvação. 
  • A experiência pessoal com Deus. 
  • A autenticidade do cristianismo só acontece através da idade de consciência e deve ser acompanhado por um coração transformador e genuíno se do contrario não existe conversão.
  • Um aspecto fundamental do pietismo era que ele se distinguia do falso cristianismo, ou entre a fé cristã viva e a morta.
  • Batismo – era rejeitado por ser considerado superficial e banal
  • Transformação – queriam identificar o cristianismo autêntico em termos da experiência genuína da transformação interior pelo Espírito de Deus. E enfatizavam a : 
          1. Ortopatia (os sentimentos certos)
          2. Ortopraxia (o viver certo)
          3. Ortodoxia (a crença certa)
Os três nunca podem estar separados
  • O viver certo e a experiência certa conduziam necessariamente à crença certa.

Principais temas do Pietismo

Focos:

A teologia protestante: focalizava a natureza objetiva da salvação, o que Deus faz pelas pessoas.
 
A teologia Pietista: focalizava a natureza subjetiva da salvação, o que Deus realiza dentro da pessoa.
 
Ex. Confissão de pecados
 
O luterano – você já foi batizado?
 
O pietista – você já é convertido? / Como vai sua vida devocional?
 
A piedade proveniente da conversão enfatiza duas experiências distintas, porém correlatas, na ordem da salvação: regeneração e a santificação.
 
Marcos do Pietismo:
 
1º marco do pietismo é o cristianismo tolerante e irênico.
 
2º marco do pietismo é o cristianismo visível.
 
3º marco do pietismo. Eles acreditavam na regeneração que causava uma reorientação e um novo estilo de vida.
 
FANCKE apresenta cinco sinais desse novo padrão de vida:

   1. As provações
   2. Carregar a cruz
   3. Obediência a lei de Deus
   4. Confiança em Deus
   5. Alegria

  • JAHANN ARNDT (1555 – 1621)
ARNDT – enfatizava a necessidade de todo cristão passar pela experiência de renovação pessoal pelo arrependimento, e pela fé de um novo nascimento.
 
Arrependimento externo (falso)
 
Arrependimento interno (genuíno)
 
O verdadeiro cristianismo não pode ser conformado com formulas doutrinarias, sacramentos ou à liturgias. Ele se manifesta em mudanças visíveis nas atitudes, nas afeições e modo de vida do cristão.
 
O verdadeiro CONHECIMENTO de Deus encontra-se em:
 
1º lugar no coração.
 
2º lugar no plano intelectual. 

  • PHILIPP JACOB SPENER (1610-1674)
SPENER – fundou um programa de renovação chamado COLLEGIA IETATIS (encontros de piedade) foi conhecido também como “conveticulos de Frankfurl” era grupos pequenos que se reunia para orações, estudos bíblicos e debates de sermões em seus lares ou nas igrejas. Isso teve uma grande repercussão negativa, pois dimuia a distancia entre crérigos e leigos e abria espaço para a interpretação e exposição das escrituras e da doutrina aos leigos.
SPENER acreditava no sacerdócio de todos os crentes.
 
SPENER

“Lembremo-nos que, no juízo final, não seremos questionados (por Deus) se fomos eruditos e se demonstramos nossa erudição ao mundo, se desfrutamos do favor dos homens e soubemos mantê-lo, se fomos exaltados e se tínhamos grande reputação no mundo que deixamos para trás ou se reunimos tesouros em bens terrenos para nossos filhos e com isso atraímos uma maldição contra nós. Pelo contrario, seremos questionados se fomos fiéis, se ensinamos coisas puras e piedosas e demos exemplo digno, procurando edificar nossos ouvintes em meio ao desprezo do mundo, se fomos abnegados a cruz e seguindo o nosso Salvador, se fomos zelosos ao nos opor não somente ao erro mas também à iniqüidade da vida ou se fomos constantes e dispostos a suportar a perseguição e a adversidade lançadas sobre nós pelo mundo manifestamente ímpios e pelos irmãos e se, em meio a esses sofrimentos, louvamos a Deus.”

  • AUGUSTE HERMANN FRANCKE – foi o gênio organizador do movimento.
  • NIKOLAUS LUDWIG VON ZINZENDORF – foi o profeta excêntrico.

Referencia:

OLSON, ROGER E. História da teologia Cristã:2.000 anos de tradição e reforma.Trad. por Gordon Chwn. Ed. Vida, São Pulo, 2001.


Pr. Washington Oliveira Irmão